sexta-feira, 3 de outubro de 2008

18ª Feira Latino-americana de Artesanato



Começa hoje a 18ª Feira Latino-americana


A 18ª Feira Latino-americana de Artesanato, promovida pelo Sindicato dos Artesãos do Rio Grande do Sul com apoio da prefeitura, por meio das secretarias municipais da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e da Cultura (SMC), terá início hoje, 3, no Centro Cultural da Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551).
O tradicional evento dos artesãos, que se estenderá até o dia 12, de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h, e no sábado e domingo, das 10h às 21h, vai comercializar produtos artesanais produzidos em casca de coco, madeira, tecelagens, arames, pedras, bambu, tecidos, entre outros.
Estarão presentes artesãs e artesãos de vários países, como Cuba - que vêm pela primeira vez -, Uruguai e Argentina. Eles trazem na bagagem trabalhos representativos das regiões onde residem e produzem. Destaque também para os brasileiros, que dão um show de artesanato e vêm do Amazonas, Pará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina, Rondônia e Rio Grande do Sul.
Oficinas - Além de conhecer e adquirir peças diferenciadas de alta qualidade, o público poderá observar profissionais do artesanato confeccionando produtos nas oficinas de demonstração de técnicas e participar das oficinas interativas, que serão realizadas todas as tardes, a partir de segunda-feira, 6 de outubro, com inscrições gratuitas no local. O público poderá ainda escolher as melhores peças do evento em três categorias: bijuterias, utilitários (vasos, panelas de barro, tapetes) e decorativos (relativo a obras de arte) e participar do sorteio de várias sacolas com artesanato. A feira tem por objetivo promover, difundir e comercializar o produto artesanal proveniente das mais significativas culturas da América Latina; o intercâmbio de técnicas de produção artesanal; fortalecer o conhecimento das raízes culturais latino-americanas, a conservação de sua identidade cultural e do patrimônio artesanal; além de contribuir com a organização dos artesãos, proporcionar à comunidade e aos visitantes condições para admirar e adquirir obras artesanais autênticas e de qualidade e consolidar Porto Alegre como importante pólo cultural da região.


Feira Latino-americana de Artesanato - Vai ocupar o andar térreo e o mezanino da Usina do Gasômetro, numa área total de aproximadamente 800m². Um número estimado de 220 expositores participam do evento. A marca Latino-Americana tem sido decisiva para consumidores que procuram produtos diferenciados relacionados à cultura destes povos. Compõem o evento, além da exposição e comercialização de peças artesanais, outras atividades relacionadas com o setor, como debates acerca da atividade artesanal, visando estimular as organizações e a integração dos artesãos, oficinas de demonstração de técnicas, oficinas interativas - que contam com a participação do público - e o grande concurso de melhor peça artesanal do evento.Esta é a única feira do Brasil organizada por entidade da categoria dos artesãos e somente podem ser expostos e comercializados trabalhos de qualidade reconhecida confeccionados pelos próprios expositores.




Nenhum comentário: