sexta-feira, 4 de julho de 2008

Arte e Artesanato

Arte e artesanato são dois termos bastante difundidos, mas às vezes me pergunto: será que são coisas diferentes? E vocês, o que pensam sobre isso?

Tentando esclarecer um pouco as minhas idéias fui pesquisar o significado dessas palavras.

Arte: do Lat. Arte, s. f., conjunto de preceitos ou regras para bem dizer ou fazer qualquer coisa; tratado, livro que contém esses preceitos; artifício; ardil; faculdade; talento; habilidade; ofício; profissão; indústria; diabrura.
- abstrata: arte que procura representar a realidade abstrata e não as aparências da realidade tangível;
- maior: utilização do verso de nove sílabas com acento na 3ª, 6ª e 9ª sílabas;
- figurativa: arte que retrata, de qualquer forma, alterada ou distorcida, coisas perceptíveis no mundo visível;
nobre -: pugilismo;
sétima -: cinema;
-s liberais: as que dependem essencialmente da inteligência e do estudo;
-s mecânicas: as que dependem do trabalho manual ou mecânico;
Belas-Artes: as que exprimem o sentimento estético, tais como a arquitetura, a escultura, a pintura, a música e a poesia;
-s mágicas: magia;
malas -s: manhas delituosas, ardis pouco claros.

Artesanato: do Fr. Artisanat, s. m., produto do trabalho do artesão; trabalho, condição de artesão; manufatura de objetos, produzidos por artífices em pequenas oficinas, muitas vezes caseiras; pequena indústria especializada de tecnologia rudimentar ou tradicional; conjunto dos artesãos enquanto grupo profissional ou das manufaturas de uma região ou país.

E artesão e artista?

Artista: s. 2 gén., pessoa que cultiva as belas-artes ou as artes mecânicas;pessoa que exerce uma arte; pop., operário; adj. 2 gén., amante das artes; fig., engenhoso, talentoso; astuto, manhoso.

Artesão: fem. artesã, do It. artegiano b. Lat. Artesanu, s. m., artífice; lavor emoldurado nos tetos, nas abóbadas, etc.
Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

O Artesanato é essencialmente o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

Arte (Latim ars, significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.

Uma das características da arte é a dificuldade que se tem em conferir-lhe utilidade. Muitas vezes esta dificuldade em encontrar utilidade para a arte mascara preconceitos contra a arte e os artistas.

O que deve ser lembrado é que a arte não possui utilidade, no sentido pragmatista e imediatista de servir para um fim além dele mesmo. Assim, um quadro não "serve" para outra coisa, como um desenho técnico, como uma planta de engenharia, por exemplo, serve para que se construa uma máquina. Mas isso não quer dizer que a arte não tenha uma função.

A arte possui a função transcendente, ou seja, manchas de tinta sobre uma tela ou palavras escritas sobre um papel simbolizam estados de consciência humana, abrangendo percepção, emoção e razão (segundo Charles M. Peirce, fundador da semiótica). Essa seria a principal função da arte.

Fonte: Wikipédia

De forma bem geral podemos dizer que o que diferencia as duas coisas é a utilidade que se dá ao que é produzido. Um quadro, uma escultura são objetos cuja função é decorativa, já uma caixa pintada e com decoupage, além de decorativa também serve pra se guardar alguma coisa.

Independente das diferenças o que vale mesmo é colocar a criatividade em ação, seja numa bela paisagem pintada em um quadro ou numa bela toalha bordada em ponto cruz, ou naquela manta tricotada pra nos aquecer no inverno aqui do sul.

Criatividade a todos!!!